Casa das Flores quer potenciar turismo em Campo Maior

Está para breve a inauguração, em Campo Maior, da Casa das Flores, instalada no antigo edifício militar do Assento.

Na prática, revela São Silveirinha, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior, aquele espaço será um centro interpretativo das Festas do Povo, um local “muito digno”, não só, mas sobretudo com vista à educação das crianças e jovens para que esta tradição secular não caia por terra.

Sem avançar com grandes pormenores, a vereadora garante que, neste novo equipamento municipal, “haverá vários tipos de dinâmicas elencadas às Festas do Povo”.  “Iremos ter Oficina da Flor; as funcionárias vão poder mostrar aos visitantes, sejam turmas de outras escolas, sejam outros tipos de públicos, como se processa a feitura da nossa flor de papel”, adianta.

Com este espaço, quer-se, acima de tudo, potenciar ainda mais o turismo de Campo Maior. “É essa a grande aposta do Município, a par de uma grande aposta na cultura, até porque, ao fim ao cabo, as festas são a nossa maior representação cultural, a nível popular, mas também de mãos dadas com o turismo, sem dúvida alguma”, assegura.

Com a Casa das Flores, Campo Maior fica com um equipamento capaz de mostrar a quem visita a vila, sempre que não há festas, aquilo que elas são, garante, por sua vez, a presidente da Associação das Festas do Povo, Vanda Portela.

“De uma forma muito reduzida, [a Casa das Flores] vai permitir para perceber aquilo que aqui se faz; como é que são as festas; vai ter algumas imagens; uma parte mais interativa e outra física. Ali, as pessoas vão poder ter o primeiro contacto com as festas”, diz ainda Vanda Portela, por mais que tenha noção que “não seja a mesma coisa”. “É muito importante que se inaugure e, assim que possível, o Município assim o fará”, remata.

De recordar que a obra deste Centro Interpretativo das Festas do Povo resulta de um investimento total de mais de 146 mil euros, cofinanciado em mais 124 mil pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O restante valor, na ordem dos 22 mil euros, é assegurado pelo Município de Campo Maior.