ExpoReg de 12 a 15 de agosto em Reguengos

A 28.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame, vão estar 70 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.

Esta edição da ExpoReg vai ser dedicada à agricultura do século XXI. Para além das empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, haverá também expositores nas áreas do comércio de automóveis, climatização, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, doçaria, imobiliário, mecânica, vestuário, veterinária e produtores de vinho.

O certame terá ainda em permanência a exposição “A Agricultura do Século XXI” e a 25ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo. Diariamente, das 18h às 22h, haverá passeios a cavalo no picadeiro.

A cerimónia de abertura da ExpoReg realiza-se na sexta-feira, dia 12, pelas 18 horas, com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, seguindo-se a visita aos expositores e uma prova de vinhos e de produtos do concelho. Às 22 horas, estão em palco Rafa e Beltran, com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e, a partir da meia-noite, o Dj Vassalo vai animar a pista de dança.

No dia 13 de agosto, pelas 10 horas, tem início a conferência “A Agricultura do Século XXI” no Auditório Guadiana. A conferência vai ser moderada por Felipe Perdiz, da Elite Vinhos, e abre com a comunicação “Agricultura de Precisão”, por José Rafael da Silva, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

Às 10.45 horas, Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, vai falar sobre “Regas de Precisão” e, pelas 11.10 horas, Eiras Dias, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, vai abordar o tema “As Castas do Século XXI”.  A fechar, pelas 11.45 horas, é apresentada a comunicação “Mecanização Agrícola/Melhorias da pulverização de produtos fitofarmacêuticos e diminuição da deriva” com Helena Marcão, da Samuel Salgado, Pepe Núñez, da Pulverizadores Fede, e Daniel Lopes, da Jopauto.

A partir das 18 horas, decorre no picadeiro o primeiro dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. O palco da ExpoReg recebe, às 22 horas, o grupo Baila Maria e, a partir da meia-noite, o Dj Moonlight e o Deejay JonnyM. Também à meia-noite, tem início a largada de toiros no Campo das Largadas.

No domingo, dia 14 de agosto, às 18 horas, tem início o segundo dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Mário Moita vai atuar, a partir das 22 horas, no palco da ExpoReg, para comemorar 40 anos de carreira e a pista de dança abre à meia-noite com as misturas da Dj Miss Shy e do Dj Mike del Mata. Igualmente à meia-noite, há largada de toiros no Campo das Largadas.

Na segunda-feira, último dia da ExpoReg, pelas 22 horas, realiza-se uma Corrida de Touros à Portuguesa, na Praça de Touros José Mestre Batista. Nesta corrida de alternativa a António Núncio, vão estar também os cavaleiros João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles. Os forcados de Évora e de São Manços vão pegar toiros da ganadaria Branco Núncio.

O palco da ExpoReg vai ter, a partir das 22 horas, uma noite de fados com António Pinto Basto, Luís Caeiro, Alexandra e José Gonçalez. A fechar, pela meia-noite, atua a banda Os Red.

A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público, na sexta-feira, entre as 18 horas e a meia-noite, e, nos restantes dias, das 10 horas à meia-noite. A tradicional Feira de Santa Maria decorre no domingo e na segunda-feira.