Junta da Extremadura inicia Plano de Poupança energética nos edifícios

A Junta da Extremadura dá início ao Plano de Poupança energética nos seus edifícios. A partir de hoje, 9 de agosto, a Junta da Extremadura aplicou um plano próprio nas suas dependências, com base na portaria divulgada na semana passada.

Deste modo, a partir de hoje, os edifícios públicos da Administração Regional, que incluem todos os que estão sob o seu domínio (também teatros, cinemas, museus, salas de exposições) terão de regular o ar condicionado, no máximo para 27 graus e o aquecimento, quando chega o inverno, pelo menos a 19 graus.

Estas normas devem ser cumpridas até dia 1 de novembro de 2023.

No entanto, há exceções: “ficam expressamente excluídos do âmbito de aplicação desta medida os edifícios e instalações em que sejam prestados serviços educativos e de saúde”, refere o decreto.

Desta forma, embora a opinião na rua seja diversa, a Extremadura aceitou a iniciativa da Junta e não se demonstrou contra as novas medidas, como o fizeram outras comunidades.

Por parte do executivo da Extremadura foi considerado que a adoção dessas normas é “inevitável” no “contexto atual marcado pela guerra na Ucrânia e pelos cortes de abastecimento aos países da União Europeia”. Afirmaram ainda que se pretende também “sensibilizar todos os cidadãos” face a uma “economia de guerra” que poderá alterar o “modo de vida europeu” nos próximos meses.