Lar de São Vicente com formação para prevenir incêndios e Suporte Básico de Vida

A Associação de Apoio à Infância e à Terceira Idade (ADAITI), em São Vicente, no concelho de Elvas, está a promover formações às suas funcionárias, para que saibam atuar em situações que as possam pôr em risco e também aos utentes.

A primeira formação sobre prevenção de incêndios, teve como objetivo “capacitar as funcionárias para o modo de utilização do extintor, para cada tipo de situação, bem como das mantas, para qualquer tipo de incêndio que possa surgir na cozinha”, revela Manuel Anastácio, presidente da direção da instituição.

Para além desta, esta semana foi ministrada uma formação em Suporte Básico de Vida (Sistema Integrado de Emergência Médica), e até ao final do ano, para a utilização do desfibrilhador e as técnicas para a sua utilização.

São 15 as funcionárias que irão receber esta formação, sendo que Manuel Anastácio acrescenta que “estas são as auxiliares de ação direta e cozinheiras, para auxiliar numa possível situação, e formar todas, de forma geral, para ocorrerem a qualquer situação e estarem familiarizadas com as estas situações e aumentar a segurança dos utentes”.

Funcionárias da ADAITI, em São Vicente, que têm recebido formações, por parte da Associação de Formação Saúde e Segurança, uma entidade que ministra formação nas áreas da saúde e é certificada pelo INEM.