Elvas com uma semana de máximas acima de 40 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na previsão a dez dias, antevê, para Elvas, uma sequência de oito dias com temperaturas máximas do ar acima de 40 graus.

Esse período de oito dias de uma onda de calor começa no próximo sábado, dia 9, e estende-se ao sábado seguinte, 16 de julho.

No próximo sábado, a previsão para Elvas é de uma máxima de 41 graus; no domingo e segunda-feira, os termómetros sobem a 42 graus; terça, quarta e quinta-feira da próxima semana, a previsão do IPMA aponta para uns sufocantes 43 graus; por fim, na sexta-feira, dia 15, a máxima vai ser de 42 e, no sábado, 16 de julho, o calor vai medir-se em 41 graus.

Esta sequência de oito dias escaldantes vai ser acompanhada por “noites tropicais”, a designação que os meteorologistas dão a madrugadas com temperaturas mínimas acima de 20 graus.

Esta onda de calor, em Elvas, merece avisos laranjas (o segundo mais grave) por parte do IPMA, devido a “persistência de valores muito elevados de temperatura máxima”.

Por outro lado, o sol também justifica cuidados especiais, em Elvas, nos próximos dias, com o índice de radiação ultravioleta a atingir o grau 11, já no próximo sábado, dia 9, segundo o IPMA. Esta previsão desaconselha a exposição direta ao sol, entre as 11 e as 17 horas, requerendo maiores cuidados a crianças e idosos, a quem se aconselha uma hidratação mais frequente.