Confirmada mudança do 9º ano de Escola de Vila Boim

Após as noticias da Rádio ELVAS (ver aqui Posição da Junta e ver aqui posição de Rondão Almeida) sobre a possibilidade da transferência dos alunos do 9º ano de escolaridade da Escola EB1 de Vila Boim (Elvas) para a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, realizou-se esta manhã uma reunião nos Paços do Concelho entre o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e a Diretora do Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas, Fátima Pinto em que foi confirmada a deslocação dos alunos do 9º ano da Escola de Vila Boim para a Secundária de Elvas durante o período em que serão criados três laboratórios e uma sala de música.

Desta reunião resultaram três conclusões divulgadas em comunicado conjunto.

Por um lado, o “Município de Elvas e o Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas irão unir esforços para dotar a EB1/JI de Vila Boim com os equipamentos necessários a um ensino inovador e de qualidade, nomeadamente, três laboratórios (educação digital, ciências experimentais e robótica), e uma sala de musicoterapia”.

O Município de Elvas “confirma que irá realizar todos os investimentos necessários”, havendo compromisso da parte do Agrupamento “em candidatar-se ao Plano 21|23
Escola+”.

O comunicado dá conta que nos últimos 10 anos, o “número de alunos da EB1/JI de Vila Boim cresceu de 280 alunos para 370”. Dando conta da tendência de crescimento e aumento valências acima descrito, acreditando quer o Município quer o Agrupamento que “a deslocação das turmas de 9º Ano para a Escola Secundária D. Sancho II não contribuirá para a tão receada desertificação da freguesia rural de Vila Boim”.

Por último, a Câmara de Elvas e o Agrupamento Escolas N.º 3 de Elvas tencionam, apresentar “uma candidatura ao PRR de um Centro Tecnológico Especializado, a instalar na Escola Secundária D. Sancho II, que visará aumentar a capacidade de resposta da rede educativa e formativa do concelho de Elvas aos desafios presentes e futuros”.