AVOAR continua a “empoderar” os habitantes de Ouguela

Empoderar a população de Ouguela tem sido o objetivo central do projeto “Ouguela Com’Vida”, desenvolvido no âmbito do programa “Bairros Saudáveis” e promovido pela AVOAR – a Associação para a Educação Artística e as Literacias, a Câmara de Campo Maior e a Junta de Freguesia de São João Batista.

Aliando a cultura e a arte, no combate ao isolamento, o projeto, que chega ao fim este verão, tem dado alguns frutos, tendo sido já, revela o responsável pela AVOAR, Rui Andrade, editado um livro e lançadas algumas curtas-metragens, com a participação da população de Ouguela. “Estamos com um índice de participação muito elevado. Estamos a trabalhar com mais de 50 por cento da população de Ouguela, que se está a juntar a nós”, adianta.

Tendo por base o projeto, que, acima de tudo, procura combater o isolamento daquela população, têm-se criado algumas sinergias “com uma série de outras organizações, como o Coração Delta e também trabalhadores que, a partir da Câmara, se organizaram e estão ligados à música e ao folclore”.

“Estamos a trabalhar com as pessoas diariamente – nós ou outras instituições – e as pessoas estão mobilizadas. Já temos um livro ilustrados por elas, cujo texto é do historiador Fernando Antunes; depois temos as curtas, que já estão disponíveis no YouTube; e estão agora em impressão uma coleção de postais, que também estava prevista”, explica ainda Rui Andrade.

Com o artesanato produzido na aldeia, procura-se, durante julho e agosto, promover um evento, que possa levar gente até Ouguela. Para além disso, sendo uma atividade através da qual as pessoas que “se possam exprimir”, podem trazer-lhes “mais-valias financeiras”. A AVOAR conseguiu ainda estabelecer uma parceria, para que Ouguela acolha algumas exibições de filmes, no âmbito do festival “Periferias”.

De recordar que o projeto “Ouguela Com’Vida” resulta de uma candidatura da AVOAR ao programa Bairros Saudáveis, que resultou num financiamento de cerca de 48 mil euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência, do Fundo Ambiental e do Ministério da Saúde.