“Os Verdes” promovem mobilidade suave na AM de Campo Maior

A Assembleia Municipal (AM) de Campo Maior aprovou, na passada quarta-feira, 29 de junho, uma Proposta de Recomendação à Câmara Municipal apresentada pelo dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Pedro Reis, em nome do Grupo Municipal da CDU, que tem como objetivo a execução de um conjunto de medidas para incentivar e criar condições para a mobilidade suave (bicicleta e pedonal) com segurança, neste concelho.

A implementação desta Recomendação será, na perspetiva de Os Verdes e dos eleitos da CDU no seu todo, “um excelente contributo do Município de Campo maior, numa perspetiva do “Pensar global, agir local”, para mitigar as alterações climáticas”.

A Recomendação prevê a elaboração de um Plano de Ciclovias e vias pedonais e a aquisição de bicicletas para uso público e gratuito, entre outras medidas.

O público em idade escolar é um dos principais alvos da proposta, que considera ainda que a sua implementação beneficiará em muito o turismo.

A recomendação foi aprovada na passada quarta-feira, dia 29 de junho, com uma só abstenção.

Pode ler a recomendação, na íntegra, feita pelo dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Pedro Reis, em nome do Grupo Municipal da CDU, abaixo:

“Como resultado das políticas seguidas nas duas últimas décadas, prevê-se um aumento substancial do consumo energético, essencialmente de combustíveis fósseis associados aos transportes. Caso não haja uma inversão nesta política, aumentarão as consequências graves no que diz respeito a emissão de gases com efeito de estufa e de poluentes danosos para a saúde humana, as plantas e os animais como os óxidos de azoto, as partículas e o benzeno entre outros.

Na perspetiva do lema “Pensar global, agir local”, entendemos que o município de Campo Maior pode e deve dar o seu contributo e ao mesmo tempo ser um exemplo na mitigação das alterações climáticas devidas à ação humana.

Tendo esta problemática presente torna-se essencial desenvolver alternativas à situação atual recorrendo à utilização de transportes menos poluentes e subsequente diminuição do impacto ambiental negativo associado aos transportes.

Para tanto torna-se necessária a sensibilização da população para a necessidade de alteração de comportamentos no que respeita aos hábitos de mobilidade, mediante campanhas de informação, focando os problemas ambientais e sociais causados pela excessiva utilização do transporte rodoviário individual e apresentando as alternativas possíveis, como a implementação de uma rede concelhia de ciclovias, acompanhadas de vias pedonais seguras.

A mobilidade é hoje em dia uma exigência fundamental para assegurar a qualidade de vida e um desenvolvimento que queremos sustentável, o que se consegue reduzindo a poluição.

Atente-se que Campo Maior é um concelho de importante potencial turístico a desenvolver, sendo que uma das vertentes fundamentais desta área económica e cultural, assenta também, numa oferta de boa mobilidade que compreende as atividades de ar livre e de natureza.

No concelho de Campo Maior é importante descongestionar o centro urbano da vila e criar ligações alternativas através de ciclovias e vias pedonais seguras entre os diferentes pontos e localidades do concelho, criando e rentabilizando equipamentos para uma resposta adequada aos problemas de mobilidade.

É importante considerar meios de mobilidade alternativos bem como promover a sua segurança. Neste sentido, por proposta do Grupo Municipal da CDU, a Assembleia Municipal de Campo Maior, reunida a 28 de junho de 2022, delibera recomendar à Câmara Municipal de Campo Maior que:

1 Promova as condições materiais e humanas para a criação de um plano de ciclovias e vias pedonais em diferentes pontos do concelho.

2 Promova um estudo que avalie os custos de aquisição de bicicletas e implementação de estacionamentos, a integrar no próximo orçamento municipal, e a forma de implementação do seu uso público e gratuito, de forma controlada, aos residentes de Campo Maior, nomeadamente ao público escolar e também aos visitantes turistas.

3 Considere que as bicicletas a adquirir sejam predominantemente não elétricas, devido ao seu fabrico e manutenção mais ecológicos, dado não necessitarem de baterias cujo fabrico provoca danos ambientais.

4 Promova a instalação de parques de estacionamento, com a devida segurança, para bicicletas, em vários pontos do concelho, nomeadamente junto aos estabelecimentos escolares.

5 Implemente, em parceria com associações e instituições de ensino e formação, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas Campo Maior, campanhas recorrentes de educação para a mudança por uma mobilidade sustentável e pelo uso da bicicleta.

6 Considere, entre outras, a possibilidade de construir e/ou melhorar os caminhos pedonais e ciclovias entre os seguintes lugares: a Da zona da Fonte Nova, junto ao futuro posto de turismo (antiga escola da fonte nova) até à ermida de São Joãozinho;

b De Campo Maior até ao parque de campismo e à Barragem do rio Caia;

c De Campo Maior até à Freguesia de N.a Sra da Graça de Degolados;

d De Campo Maior até Ouguela/Santuário de N.a Sra da Enxara.

e Ligação da via pedonal do centro escolar à variante da zona industrial.

7 Promova a manutenção dos percursos pedestres (PR2) na sua totalidade.

Sabemos que, porventura, não será fácil implementar rapidamente, um plano integral de ciclovias e de vias pedonais de acordo com todos os circuitos apontados, a curto prazo, mas apelamos a que se faça anualmente o maior investimento possível nesta área tão importante para a mobilidade sustentável no nosso concelho. Todos temos a ganhar na saúde e a natureza e o planeta agradecem.

Mais delibera ainda:

Enviar a presente deliberação a todos os vereadores da Câmara Municipal de Campo Maior, à Liga da Proteção da Natureza, à Quercus, ao Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), ao Agrupamento de Escolas de Campo Maior, à Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, aos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, à Casa do Povo de Campo Maior, ao Centro Educativo Alice Nabeiro e ao Sporting Clube Campomaiorense.