Secretário de Estado da Economia visita Regasprado em Montemor

No âmbito do ciclo de Encontros para a Competitividade e Inovação, organizado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, visitou esta terça-feira, 28 de junho, a empresa Regasprado – Sociedade de Comercialização e Montagem de Sistemas de Rega, sediada na Zona Industrial da Adua (ZIA), em Montemor-o-Novo, numa iniciativa que contou com a participação de Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e do Vereador António Pinto Xavier.

A Regasprado é uma empresa do Grupo Familiar Sulregas, que produz Pivots “SUNPOR” (marca registada da empresa), que deslocalizou a área produtiva da empresa para Montemor-o-Novo. A empresa iniciou a laboração na ZIA em 2021, tendo adquirido 3 lotes, num investimento de cerca de 4 milhões de euros. A produção é maioritariamente para exportação para mercados externos como Angola, Moçambique, Sudão, Argélia, Espanha e França. A Regasprado conta atualmente com 10 trabalhadores.

Após uma breve apresentação do negócio e uma visita às instalações onde são produzidos pivots de rega, o Secretário de Estado da Economia realçou, em declarações à comunicação social, que “esta empresa tem uma atividade muito relevante, até porque se trata basicamente da gestão da água”, algo que João Correia Neves considera “absolutamente crítico nos dias que vivemos e, sobretudo, naquilo que nós perspetivamos em função das alterações climáticas”, sendo também “muito interessante que uma empresa como esta de Montemor-o-Novo tenha capacidade de inovação”.

Também presente na iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo referiu que “é importante abrir o concelho de Montemor-o-Novo para o mundo e mostrar que aqui há também investimento industrial e na economia”. Segundo o autarca, “Montemor-o-Novo tem tido ao longo de muitos anos investimento em produções culturais, e realmente tem uma indústria criativa muito interessante e dinamizadora, que economicamente tem o seu peso e tem desenvolvido muito Montemor-o-Novo, mas há ainda muito espaço para crescer”. O Presidente da Câmara Municipal, disse que “esta ZIA tem muitos investidores interessantes, como é o caso da Regasprado, que é a única fábrica de pivots de Portugal, por isso, há que apoiar estes investidores em Montemor-o-Novo. A Câmara Municipal está com eles, e se for solicitado algum apoio em termos de espaço para algumas experiências com pivots vai ser concedido”.

Queremos, “mostrar que Montemor-o-Novo está vivo, está disponível para receber investidores. Há procura de terrenos, a localização geográfica próxima da autoestrada, de Lisboa, do porto de Sines, é um fator interessantíssimo que não foi explorado durante muitos anos, e agora está a ser explorado e está a haver interesse dos investidores e Montemor”. Olímpio Galvão garantiu que “Montemor-o-Novo vai crescer e vai ter uma economia bem mais forte daquilo que tem sido até aos dias de hoje”.