Mais de cem nadadores no Meeting Cidade de Elvas

A 39ª edição do Meeting de Natação Cidade de Elvas, organizada pelo Clube Elvense de Natação (CEN), decorreu no espaço de ar livre das Piscinas Municipais de Elvas, neste sábado, dia 25.

Nesta prova, revela o presidente do clube, José Caldes, é preocupação do mesmo colocar os mais pequenos, desde logo, em ação, assegurando que o clube nasceu para ensinar as crianças a nadar e para evitar tragédias como àquela que aconteceu muito recentemente na cidade. “Apelo às pessoas que tragam os seus filhos (para a natação), porque é muito importante as crianças saberem nadar ou, no mínimo, saberem estar dentro de um plano de água. É de extrema importância. Foi para isso que o clube nasceu e foi criado”, começa por dizer.

“É com muito orgulho que nós estamos hoje, mais uma vez, presentes com este torneio na piscina municipal descoberta, onde é hábito trazermos logo os mais pequenos, porque é aí que começa a prova e o bichinho deles pela natação”, assegura ainda José Caldes, adiantando que, neste prova, estive mais de uma centena de atletas, em representação de um total de dez clubes: nove portugueses, oriundos, desde Campo Maior, passando por Castelo Branco, Sertã, Coimbra, Guarda e Entroncamento, e ainda um espanhol, de Don Benito.

Já a treinadora do CEN, Ana Cristina Jantarão, explica que esta prova acontece já na fase final da presente época desportiva, faltando apenas os campeonatos regionais, marcados para o próximo fim de semana e, pelo menos, e no caso do clube elvense, um campeonato nacional. Importante, nesta altura, diz ainda a professora, é conseguir “agarrar” as crianças que se estrearam hoje neste meeting, assegurando que, na próxima época, já vão estar a competir de uma outra maneira. “Temos de apanhar esta malta, para continuarmos a crescer”, assegura.

Apesar da natação ter sido uma das modalidades que, durante a pandemia, menos saiu prejudicada, uma vez que só esteve impedida durante os confinamentos, durante cerca de dois anos, lembra Ana Cristina Jantarão, as competições não se realizaram.

Presente neste meeting, como já é habitual, esteve o Sporting Clube Campomaiorense, com sete atletas. O treinador, José Mercês, garante que é sempre “um prazer” marcar presença nesta prova, tendo esperança que, na próxima temporada, a normalidade total seja alcançada. “Vamos ver o que é que conseguimos fazer na próxima época”, remata.