Helena Madeira e Sax on The Road abrem festival Outros Sons

A primeira edição do festival Outros Sons, em Campo Maior, tem início esta sexta-feira, 24 de junho, junto ao Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada, na Praça Velha, com os concertos de Helena Madeira, pelas 21.30 horas, e Sax on The Road, às 22.15 horas.

Durante o dia, os artistas convidados vão estar no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro onde vão promover dois workshops dirigidos aos alunos dos 3.º e 4.º anos.

Em finais de 2014, Helena Madeira apresentou o seu primeiro disco a solo, “Da Voz do Embondeiro”, no Teatro Lethes em Faro, álbum que a levou a tocar em Espanha, Brasil e em Cabo Verde. Este seu trabalho foi o resultado das suas viagens pela costa Ocidental Africana e pela Europa, e do encontro com músicos tradicionais dos diferentes países.

A par destes trabalhos originais, Helena Madeira foi convidada para diversas parcerias musicais, a última das quais, apresentada em setembro de 2016 no Hotel Ritz em Lisboa, ao lado do pianista Artur Guimarães e da cantora Sofia Escobar.

Além disso desenvolveu ainda repertório de música medieval, apresentando-se nas mais conceituadas recriações históricas nomeadamente Santa Maria da Feira, Castro Marim, Silves, Torres Novas e Palmela.

“Sax on the Road” é um projeto de música improvisada do vouzelense António Ramos, o qual ao longo dos anos contou com a colaboração de vários músicos, como António Pinto Jorge Nunes, sendo atualmente constituído por António Ramos (saxofone, loops e percussões) e Dolores Spínola (guitarra barítono e percussões). Já editou três Cds: “Hasta la vista”, “Kif-Kif Van” e “Lisboas”, todos com ilustrações de José Smith Vargas.