Elvas vai ter Curso na área do Turismo Cultural e Patrimonial

Elvas vai contar com um curso na área do Turismo Cultural e Patrimonial, que visa preparar os alunos para o exercício de funções técnicas e de gestão em serviços, equipamentos e sítios turísticos e/ou culturais.

O curso vai ser ministrado ao longo de dois semestres (2022-2023) para conferir aos alunos uma qualificação profissional de nível 5 (qualificação intermédia entre o ensino secundário e o ensino superior).

Conceição Grilo, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, explica que “está na altura da instituição de ensino sair do seu local habitual e dar resposta a outros desafios e, foi isso que tivemos oportunidade de concretizar na necessidade de capacitar jovens, para esta área de formação, e o desenho que quisemos fazer em conjunto”.

Por outro lado, as mais-valias da cidade Património Mundial permitem aos jovens adquirir competências importantes. Conceição Grilo acrescenta que o objetivo é “formar alunos que concluem o 12º ano e que, no espaço de um ano, podem ter uma formação com uma componente mais teórica e que decorrerá em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II, nas suas instalações, mas também usar a oportunidade da cidade património, que é Elvas, oferece, com a quantidade de equipamentos que tem, que funcionam como laboratório, onde os alunos terão as suas aulas práticas e, deixar no concelho um conjunto de jovens especializados nesta matéria”.

Fátima Pinto, diretora da Escola Secundária D. Sancho II, refere que o principal objetivo da escola “é dar continuidade à formação dos alunos, sendo esta uma das vias, que nos parece bastante satisfatória, para fazer com que os alunos atinjam patamares de formação e de qualificação superiores mais especializados para responder às necessidades que o concelho tem, na via de património e turismo”.

O curso destina-se não só aos alunos finalistas deste ano, mas também aos que já terminaram o ensino secundário e ainda não têm uma carreira definida.

Paula Calado, vereadora da Câmara Municipal de Elvas, considera que, “em Elvas, é evidente a falta de profissionais, em número suficiente, com habilitação para conseguir um retorno económico na área do turismo, e que se note no concelho”. Logo, esta formação “é muito importante, até tendo em conta a desertificação do interior”, diz a vereadora, afirmando que “se pudermos oferecer, não só aos nossos alunos elvenses, mas também aos do distrito a possibilidade de terem uma boa formação aqui, então o serviço público estará cumprido”.

As candidaturas para o curso na área do Turismo Cultural e Patrimonial estão abertas até dia 20 de Julho.