Feira Renascentista em Vila Viçosa entre sexta-feira e domingo

A Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa decorre nos próximos dias 10, 11 e 12, do feriado nacional de sexta-feira até domingo, no interior do espaço amuralhado do castelo. O programa da feira inclui animações e espetáculos históricos, mercado, música e danças populares, concerto, espetáculo de fogo, arruada pelas principais artérias e praças da vila, cortejos, espetáculo de cetraria e de fogo, torneio de armas apeado e comidas e beberes com sabores de antanho.

A realização deste evento resulta do entendimento que os espetáculos de inspiração renascentista conjuguem a animação e a participação popular com o rigor histórico e constituem uma plataforma idónea para divulgar as identidades locais e potenciar a nossa imagem. A Feira de Inspiração Renascentista constitui um evento aberto à participação de associações e instituições locais, da comunidade calipolense em geral e de todos os públicos, contextos e setores, do cultural ao histórico, passando pelo turístico e o empresarial, o que tem reflexos positivos na atração de visitantes e turistas a Vila Viçosa.

Na sexta-feira, feriado de 10 de junho, a abertura do mercado ducal é às 15 horas e o cortejo inaugural às 18 horas; à noite, há torneio equestre, melodias populares, cetraria, dança, malabares de fogo e ronda popular. A feira encerra à meia noite.

No sábado dia 12, o mercado ducal abre às 15 horas e, à tarde, há arruada de tambores, música, dança e cetraria; à noite, há trovas, torneio de rua, acrobacia e poesia trovadoresca. A feira encerra à meia noite e um quarto.

Por fim, no domingo, 12 de junho, às 11 horas, arruada de tambores; de tarde, cortejo real, danças e zombarias, saltimbancos, falcoaria, e bobo da corte. A feira encerra às 20 horas.