O Tapete está na Rua em Arraiolos a partir desta quarta-feira

A partir de amanhã, 8 de junho, e até domingo, dia 12, o Tapete está na Rua em Arraiolos, um evento que pretende valorizar um dos maiores patrimónios do concelho.

A presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto (na foto) adianta que “nesta iniciativa estarão os tapetes nas ruas, aliás o tapete vai ser aqui o tema central”.  “Teremos no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos uma exposição de tapetes de Arraiolos”, um conjunto de trabalhos elaborados pelas casas de tapetes de Arraiolos, um projeto desenvolvido na altura da pandemia, explica ainda a autarca.

A programação é vasta e, tal como revela Sílvia Pinto, haverá “um Encontro onde iremos falar e trocar experiências relativamente à questão do registo do inventário do registo de património na Unesco”.

Para além de conferências e workshops há ainda “um mercado de produtos locais e artesanato, a Feira do Livro, no centro histórico teremos recriação histórica de todas as fases do tapete de Arraiolos, onde os visitantes podem explorar e podem tentar também fazer um bocadinho do tapete e teremos os nossos concertos, à noite no cineteatro, e um arraial para terminarmos as noites”.

A autarca deixa ainda o convite “a visitar Arraiolos, de 8 a 12 de junho, haverá muita animação, exposições, concertos, produtos locais”, revela Sílvia Pinto.

No sábado está programado, no cineteatro de Arraiolos, o encontro “Património Cultural e Imaterial do Alentejo: Da Recolha e Inventariação à Unesco”, onde se falará do tapete enquanto património do concelho e da Unesco