Escola de Artes do Norte Alentejano aposta na dança e percussão

Dedicada ao ensino artístico especializado na área da música, com 35 anos de história, a Escola de Artes do Norte Alentejano, anteriormente designada de Conservatório Regional de Portalegre, continua a ser uma referência, na região.

Convidado de hoje no Magazine de Informação e Música, da Rádio ELVAS, o atual diretor pedagógico da escola, Jorge Gargaté, revela que o maior número de alunos, a frequentar a escola, dedica-se a aprender três instrumentos em específico – guitarra, piano e violino -, por mais que a oferta formativa do conservatório inclua muitos outros, como viola de arco, violoncelo, flauta, oboé, clarinete, saxofone e trombone.

A abertura de cursos de percussão e dança, revela ainda Jorge Gargaté, será uma aposta da escola num futuro próximo, depois de, no presente ano letivo, ter havido a possibilidade da abertura de um curso de teatro.

Para além de cursos livres, para todas as idades, a escola proporciona, aos alunos de 1º ciclo, um curso de iniciação musical; aos de 2º ciclo, um curso básico de música; e, aos jovens dos 16 aos 18 anos, um curso secundário. Nestes casos, o ensino é feito em regime articulado, de frequência gratuita.

Com extensões em Sousel, Gavião e Ponte de Sor, a escola conta atualmente com cerca de 350 alunos e mais de 20 docentes, sendo que as inscrições, para o novo ano letivo, que se avizinha, se encontrem abertas. Até dia 15 deste mês, estão a decorrer as audições de todos alunos, quer em Portalegre, quer nas outras três localidades.

“Dentro dos possíveis”, garante o diretor, foi feito o melhor trabalho com os alunos, à distância e via online, durante mais de um ano e meio, por altura dos confinamentos, devido à pandemia, sendo que, e apesar do ensino presencial ser imprescindível, se ter conseguido bons resultados.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo: