Delta Cafés e Start Up Nãm inauguram quinta urbana de economia circular em Cascais

A Delta Cafés e a Start Up Nãm inauguraram esta tarde de terça-feira, 7 de junho, a quinta urbana de economia circular, Nãm Urban Farm, no mercado da vila de Cascais.

Este projeto baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e, na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que são posteriormente vendidos. Após a abertura da primeira quinta urbana em Marvila, Lisboa, o projeto de economia circular chegou agora a Cascais.

O presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro refere que, depois do desafio do município de Cascais, decidiram dar este passo de expandir a Nam, afirmando que “foi com orgulho e com vontade fazer mais e até uma expansão para fora de Lisboa, sendo um primeiro passo numa caminhada que será de sucesso”.

Ivan Nabeiro, membro do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés considera que, com esta quinta urbana é dado mais um passo na expansão deste negócio de economia circular. “É uma ideia que achámos muito interessante, desde o início, e que se tem vindo a concretizar ao longo dos últimos três ou quatro anos, sendo que, hoje, é dado mais um passo na expansão deste modelo de negócio, em que daqui vão sair os cogumelos, produzidos dentro da cidade, para os consumidores locais”.

Para o jovem belga Natan Jacquemin, fundador da Start Up Nãm, é importante “demonstrar que se pode reaproveitar o que, à partida é um desperdício, em algo com valor”.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve na inauguração desta quinta urbana, em Cascais, e destaca que “este projeto é um exemplo e, espero que seja uma inspiração para mais projetos de economia circular, porque tem só benefícios, usa o que era um resíduo, transforma-o num recurso e cria valor, prologando a vida útil dos resíduos”, acrescentando que “este é o tipo de projetos que faz todo o sentido valorizar”.