Forte da Graça tem recriação histórica este fim de semana

O Forte da Graça vai ter uma recriação histórica, já este fim de semana, dias 4 e 5 de junho. Amanhã a iniciativa, no Forte da Graça, decorre entre as 10 horas e a uma da manhã; já no domingo decorre das 10 às 13 horas.

O evento vai constar de uma simulação histórica de ataque ao Forte, a evocar o cerco ocorrido no ano de 1811 pelo exército francês, no decurso das Invasões Francesas, proporcionando ao público vivenciar os costumes da época.

O Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida estará presente nesta recriação. Um dos membros, deste grupo, revela que prepararam “demonstrações de artilharia e infantaria, oficinas didáticas relacionadas com as invasões francesas, e haverá demonstrações de sentinelas, guarda,  ataques, entre outros”.

Também a Associação Napoleónica Portuguesa e a Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas colaboram nesta recriação.

Para estes dias de encenação histórica, o Forte da Graça vai ter bancas de artesanato, produtos da terra e tabernas, para lá de um desfile pelas ruas do centro histórico da cidade. O evento conta ainda com demonstrações de tiro de infantaria e artilharia, nas muralhas do forte; demonstrações de cavalaria, no fosso; baile oitocentista, no cruzeiro; e recriação histórica noturna de combate, entre o terrapleno e o revelim.