Direitos das Crianças espelhados em árvores de Campo Maior

Em Dia da Criança, que se assinala esta quarta-feira, 1 de junho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior, através dos seus vários comissários, deu outra vida às árvores da Avenida Calouste Gulbenkian.

Ao todo, foram revestidas, com mantas de retalhos, repletas de mensagens e desenhos das crianças do concelho alusivas aos seus direitos, cerca de meia centena de árvores.

Esta atividade, prevista no âmbito de “Abril, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, lembra a presidente da CPCJ de Campo Maior, Francisca Russo, serve, sobretudo para que quem passe por estas árvores possa “refletir e agir em prol dos direitos das crianças”.

“Estamos a vestir 49 árvores. Foi um trabalho moroso, porque cada árvore foi medida e as mantas foram feitas de acordo com o diâmetro das árvores”, adianta Francisca Russo, lembrando que o trabalho, iniciado em março, envolveu a entrega dos retalhos nas escolas do concelho, o trabalho das crianças, a recolha e a união de todos os retalhos para a criação das mantas.

“Que melhor forma de assinalar o Dia da Criança que esta”, questiona-se ainda a presidente da CPCJ, assegurando que este trabalho retrata, acima de tudo, “um testemunho vivo daquilo que as crianças pensam em relação aos seus direitos”.