Gold Energy ganha com bloqueio de contratos de eletricidade pela EDP

Desde março que a EDP Comercial, através de lojas, como aquela que se encontra no Arco da Praça da República, em Elvas, está a travar o processo de celebração de novos contratos de eletricidade. Na base desta decisão está o disparo dos preços da energia, após o início da guerra na Ucrânia.

Em lojas como esta de Elvas, os agentes de atendimento e vendas informam ainda os potenciais novos clientes de que, no mercado, há opções mais em conta, como a Gold Energy que, na cidade, fica mesmo de frente para a EDP.

Ainda assim, através de linha telefónica ou pelo site da EDP, é possível proceder à celebração de novos contratos, mas os clientes são informados, desde logo, de que o preço da energia subiu em 17%.

Com os preços elevados do petróleo e do gás natural, revela o responsável pela Gold Energy, em Elvas, Marco Santos, para além, desta prática da EDP, que é transversal a todo o país, outras comercializadoras, por outro lado, triplicaram o valor do killowatt, como é o caso da Iberdrola e a Galp. “Neste momento, há muitos comercializadores de energia a não realizarem contratos de eletricidade. Não é só a EDP”, explica.

A Gold Energy, com o preço mais baixo do mercado nacional, só em Elvas, subiu de uma quota de mercado de dois, para 15 a 20 por cento, entre 2020 e este ano. A par da Gold Energy, apenas a Endesa, adianta Marco Santos, não subiu os preços de eletricidade. Ainda assim, “a Endesa falou que iria aumentar, para novos clientes, a partir de junho. A Gold Energy, neste momento, garantiu que não iria aumentar, nem para novos clientes, nem para os atuais”.

Marco Santos justifica a decisão da Gold Energy em não aumentar os preços praticados com o facto da energia fornecida ser oriunda de “fundos totalmente renováveis: de painéis fotovoltaicos, da energia da água e eólica”.

Nos últimos tempos, em Elvas, a empresa “sofreu um grande aumento de novos clientes e de clientes que já tinham contratos de eletricidade, mas que decidiram mudar, porque a nossa energia, desde o início do ano, é a mais barata a nível nacional”, explica ainda o responsável. Com isto, entre o ano passado e este, a empresa teve um acréscimo de novos clientes de 15 a 20 por cento.

A abertura de lojas da Gold Energy, mesmo em frente às da EDP Comercial, como acontece em Elvas, mas também em outras cidades do país, revela ainda Marco Santos, levou a “um crescimento muito grande” da empresa, sendo, inclusive, a empresa do setor “que mais cresceu nos dois últimos anos”.