Cãominhada em Campo Maior juntou amigos dos animais em iniciativa solidária

A Cãominhada solidária, promovida pela Associação Amigos dos Animais de Campo Maior, em colaboração com o município, decorreu esta manhã de domingo, 29 de maio, com saída do armazém municipal.

No total foram cerca de 30 as pessoas inscritas para esta iniciativa, muitas com o objetivo de passearem os animais que estão aos cuidados da associação e, no canil municipal, como revela Mafalda Ensinas, voluntária na associação. “Temos muita gente a participar, cerca de 30 pessoas que trouxeram o seu animal de casa ou passeiam uns dos nossos”, do canil municipal ou dos que estão a cargo da própria associação.

Esta iniciativa, tem um caráter solidário, uma vez que as verbas angariadas revertem para a associação pagar os tratamentos de alguns animais, que estão doentes. “Tivemos algumas despesas com um cão que encontrámos no lixo, temos outro caso de um cão vítima de maus tratos, que tem vários problemas e a conta já vai para cima dos mil euros”.

Da associação participaram nesta iniciativa 14 animais, que foram passeados pelas pessoas que se disponibilizaram, para tal, revela Mafalda, adiantando que a iniciativa é também para passearem e interagir com outras pessoas.

Falámos com algumas pessoas que participaram nesta cãominhada. Maria Fernandes é a primeira vez que participa com o seu animal de estimação, “para ajudar a associação e conviver com outros animais”. Também a filha de Maria Fernandes participou com o seu animal de estimação, que foi adotado na associação e revela que tem sempre ajudado e contribuído para a mesma, adiantando que “com os poucos recursos que tem, a associação faz um excelente trabalho”.

Já Ana Santos foi de Elvas para participar nesta cãominhada, uma vez que a sua cadela á adotada e tem alguns traumas, pelo que assume que “é bom para socializar com outros animais e, ao mesmo tempo, ajudar a associação”.

Anabela Gama, é uma das voluntárias da associação e decidiu passear uma cadela, que está aos cuidados da mesma, que segundo afirma “é o meu apoio emocional”, adiantando que os animais do canil “recebem muito amor”.

O vereador do município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, marcou presença nesta cãominhada e enalteceu não ó a iniciativa, mas também o trabalho desenvolvido pela Associação Amigos dos Animais. “Estas iniciativas são sempre de louvar, porque são um grupo de amigos e voluntários que fazem um trabalho extraordinário, que tenho o privilégio de acompanhar”.