Cuidados de saúde e “exportação” de jovens em Elvas inquietam arcebispo

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está em Elvas, para uma visita pastoral, que, em 2020, foi interrompida, a 13 de março, devido à pandemia. Por essa altura, teve oportunidade de visitar as comunidades de Vila Fernando, Barbacena, Santa Eulália e São Vicente.

Agora, de visita à cidade, e já depois de ter passado por Vila Boim, Terrugem e Boa-Fé, o arcebispo destaca o investimento que tem sido feito no concelho ao nível dos equipamentos sociais, considerando-o “uma das apostas mais completas” em toda a Arquidiocese. “Todas as localidades possuem o seu multiusos, o seu ginásio e até a sua piscina. Têm um espaço  muito cuidado, ao nível da escola. Tem atenção também ao desporto. Há muitas propostas para associativismo juvenil. O equipamento, de cada localidade, foi feito a pensar na possibilidade das pessoas aí residirem no século XXI”, comenta, em entrevista, na tarde desta quarta-feira, na Rádio ELVAS.

D. Francisco Senra Coelho diz-se ainda “admirado” com a quantidade de crianças que frequentam as escolas do concelho, como na de São Vicente, Santa Eulália e de Vila Boim, adiantando que Elvas tem grandes possibilidades ao nível da procura de qualidade de vida.

Acreditando que Elvas é um “concelho que exporta juventude para fora”, o arcebispo não tem dúvidas de que a formação, em áreas como a saúde, desenvolvida nas instituições de ensino superior da região, deveria ser mais aproveitada. “Temos belíssimos profissionais de saúde que vão e partem e depois ficamos sem eles. É preciso rever essa problemática”, assegura.

No concelho de Elvas, lembra D. Francisco Senra Coelho há várias dificuldades ao nível dos serviços de saúde: “a presença do serviço de saúde, como na Terrugem, acontece de 15 em 15 dias, ou, em alguns sítios, em que encerrou mesmo o serviço que saúde, que acho que é o caso de Vila Fernando”.

Hoje, e ainda antes de ter estado nos estúdios da Rádio ELVAS, o arcebispo visitou a Câmara Municipal de Elvas, a Divisão Policial da cidade, tendo sido também recebido pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e Caia, São Pedro e Alcáçova.

A entrevista completa, conduzida pelo diretor da Rádio ELVAS, António Ferreira Góis, para ouvir no podcast abaixo: