“Mulheres do meu País” recolhe material escrito no século XX

“Mulheres do meu País” é o projeto da Associação Um Coletivo que se baseia na escrita feminina, em português, do século XX, e que se irá desenvolve no espaço de três anos.

Cátia Terrinca, da associação elvense refere este projeto “é uma revisitação do património literário, quer seja poesia, jornalístico, romances, ensaios, ou literatura quotidiana, como diários, cartas, até receitas que as mulheres portuguesas partilharam umas com as outras ou, com o mundo, durante o século XX”.

Este projeto nasce do facto de “a maioria dos livros, nessa época, ter sido escrita, na sua maioria, por homens e quando falam da mulher é a visão do homem”; daí iniciaram o projeto que tece “uma rede afetiva de partilha, deste tipo de material, para um programa radiofónico de homenagem que tem como nome “mil e uma noites”, e começa a ser emitido em janeiro de 2023, terminando depois de, mil e uma noites de emissão”.

O objetivo, adianta Cátia Terrinca, é em cada uma destas noites, “dar a conhecer um pedaço da vida de cada uma das mulheres, levando a sociedade a pensar no papel da mulher, naquela altura, valorizando até as tarefas menores, partilhando também com os mais jovens”.

Neste momento, pede-se à população para que possa enviar, através dos contactos da Um Coletivo: pelo e-mail geral.umcoletivo@gmail.com, pelo telefone 935 039 151, ou entregando no Centro Cultural de Campo Maior.

“A ideia não é que as pessoas escrevam uma carta sobre a sua vida, agora, mas sim, cartas ou fragmentos de diários, poemas ou postais que as mulheres tenham escrito, no século passado”, esclarece Cátia Terrinca.

Este projeto terá uma pequena introdução em Campo Maior, no âmbito da Feira do Livro que decorre, desde a passada quarta-feira, 18 de maio, onde tal como revela Cátia Terrinca, pretende demonstrar à população campomaiorense, que também enviou algum material, o que está ser feito, tendo em conta o que já foi recebido, bem como auscultar a sua opinião.

São Silveirinha, vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, enaltece esta iniciativa e apela às mulheres campomaiorenses para que colaborem, enviando as cartas que elas, ou as mulheres da família escreveram, até 1999. “Apelo para que as mulheres de Campo Maior, façam uma seleção do que têm em casa e, façam chegar ao Centro Cultural, eu própria já fiz esse trabalho, com cartas da minha mãe, de 1965, e não nos interessa as cartas que as senhoras recebiam dos maridos, mas sim as que elas enviavam, entre excertos de poemas ou de diários”, acrescenta a vereadora.

“Mulheres do meu País”, o projeto da Associação Um Coletivo que está a recolher material escrito por mulheres, no século XX, para um programa radiofónico. Esta tarde de sexta-feira, 20 de maio, a partir das 17 horas, o projeto será apresentado em Campo Maior.