Distrito de Portalegre com 94 equipas de combate a incêndios até ao final do mês

O distrito de Portalegre vai contar, este verão, com um dispositivo de combate a incêndios muito semelhante aos anos anteriores e que conta com a colaboração de diversas entidades, dai tratar-se de um dispositivo integrado.

O Comandante Distrital de Portalegre da Proteção Civil, Rui Conchinha (na foto), explica que nas ações estão envolvidos elementos “dos corpos de bombeiros, Força Especial de Bombeiros, GNR, dentro das suas diversas vertentes, PSP, equipas de sapadores florestais, vigilantes da natureza e da Afocelca”.

No que diz respeito ao dispositivo terrestre, “há uma ligeira retração em termos de ecin’s nos corpos de bombeiros, mas não compromete o objetivo total e acaba por ser compensada com o aumento das equipas de intervenção permanente, uma vez que temos mais duas, em relação ao ano anterior e com perspetivas de termos ainda mais. Por outro lado, este ano contamos com elementos da Força Especial de Proteção Civil, mais conhecidos como canarinhos, algo que não acontecia desde o verão de 2018”.

Em termos de dispositivo aéreo, “devido à indisponibilidade do aeródromo de Pernes, no distrito de Santarém, contamos, não sabemos até quando, com mais um helicóptero que está instalado em Ponte de Sor. Desde dia 15, contamos com dois helicópteros, um médio em Portalegre e um ligeiro em Ponte de Sor. A partir de dia 1 de junho, entrarão também em atuação dois aviões bombardeiros médios, sediados em Ponte de Sor, e um avião de reconhecimento e avaliação para apoio às operações”:

Nesta primeira fase de combate a incêndios, até dia 31 deste mês, “o distrito de Portalegre conta com 94 equipas na vigilância e combate aos incêndios”.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para este ano foi apresentado hoje, na reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil de Portalegre, que decorreu no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.