Crato: “estamos a preparar um grande festival”, garante Joaquim Diogo

A edição deste ano do Festival do Crato, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, promete muita animação, sendo que já foram divulgados alguns dos nomes dos artistas que compõem o cartaz do evento: Miguel Araújo e convidados (Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão), Dino d’Santiago, The Happy Mess e Gabriel O Pensador, com o convidado especial Carlão.

Segundo o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, estão a ser pensadas “novas as metodologias de segurança”, para o recinto, tendo em conta a pandemia, para que este possa acolher as pessoas com “a maior dignidade”, assegurando ainda que está a ser preparado “um grande festival”. “As pessoas têm muita ânsia de, ao fim de dois anos, poder estar juntas e de festejar e esperemos que haja condições para que assim seja”, comenta.

Quanto aos concertos, Joaquim Diogo revela que o espetáculo de Miguel Araújo, será “único”, entre a música e alguma diversão e humor. Dino d’Santiago, por sua vez, “muito referenciado”, por esta altura, “acabou de ganhar um prémio, sendo um dos melhores autores do nosso país”. Gabriel O Pensador, para além de “uma referência”, é muito acarinhado pelos festivaleiros, que apresentará um espetáculo também único.

O autarca adianta que, dentro em breve, começarão a ser desvendados os artistas internacionais que participarão este ano no Festival do Crato. “Será uma surpresa para muitos e, este ano, há uma grande aposta em trazer uma vertente internacional a este festival, que é um dos maiores do país e que já começa também a ganhar raízes internacionais”, assegura Joaquim Diogo.

Quanto ao espaço do festival dedicado ao artesanato, Joaquim Diogo revela que haverá, para além de um restaurante oficial, tasquinhas e um segundo palco, onde a música e a cultura do Alentejo estarão em destaque. “Este ano pretendemos fazer uma homenagem a todas aquelas dinâmicas do Alentejo que foram consagradas como Património da Humanidade e que será uma novidade, dentro do espaço de artesanato”, revela ainda o autarca.

Já os campistas vão poder começar a conviver ainda antes do arranque do festival: “no domingo antes do arranque do festival, já vamos ter dinâmicas próprias direcionadas para estes visitantes, que vão estar connosco cerca de uma semana”.