ANPOC e INIAV discutem soberania alimentar no Dia Nacional do Agricultor

A Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), em conjunto com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), assinala o Dia Nacional do Agricultor, a 17 de maio, com uma visita aos campos de ensaios das diferentes espécies para conhecer o trabalho de investigação ali desenvolvido, e com uma sessão de discussão subordinada ao tema ‘Soberania Alimentar e Agricultura em Portugal’, a decorrer no Polo de Inovação de Elvas.

O objetivo é promover a discussão entre todos os intervenientes das fileiras dos cereais, proteaginosas, oleaginosas, pastagens e forragens e olivicultura, atendendo ao contexto marcado pela guerra numa das principais regiões produtoras e exportadoras de cereais e oleaginosas, e num momento em que se assiste à transição para os modelos preconizados na estratégia europeia ‘Do Prado ao Prato’, bem como ao aumento de preços generalizado.

O programa tem início às 9 horas com a receção aos convidados, seguindo-se às 9.30 horas a sessão de abertura, com as intervenções de Nuno Canada do INIAV, do diretor do Pólo de Elvas do INIAV, Benvindo Maçãs, e do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida.

Segue-se uma mesa redonda entre as 9.40 e as 11 horas, moderada por Pedro Santos da Consulai, subordinada ao tema da Produção – Sustentabilidade económica e ambiental, com Nuno Marques (agricultor), José Palha (Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais – ANPOC), Luís Ramos (Associação Portuguesa da Indústria de Moagem – APIM), Jaime Piçarra (Associação Portuguesa dos Alimentos Compostos para Animais – IACA), Daniel Martins (Cervejeiros de Portugal), António Fontes (Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte – AIPAN), Ondina Afonso (Clube de Produtores Continente).

Já das 11 às 11.30 horas é assinado o protocolo de parceria para o desenvolvimento do projeto: “Searas com biodiversidade: salvemos a Águia-caçadeira’ – MODELO CONTINENTE, BIOPOLIS/CIBIO, ANPOC e PALOMBAR”. Segue-se uma visita aos campos de ensaio na ENMP.

Às 13.30 horas haverá um almoço, no local e a partir das 15 horas uma visita aos campos de ensaio e multiplicação de sementes na Herdade da Comenda.