Universidade de Coimbra atribui Honoris Causa a Rui Nabeiro em junho

A Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia, vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro, no dia 8 de junho. A cerimónia vai realizar-se na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), pelas 11 horas.

“Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Rui Nabeiro será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), ficando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do doutorando) e de Margarida Mano (elogio do padrinho), ambos professores auxiliares da mesma faculdade”, revela a Universidade de Coimbra.

O fundador da Delta Cafés recebe, em Coimbra, “a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade”.

De recordar que esta sessão solene acontece depois de ter sido adiada a cerimónia inicialmente prevista para 9 de março.

Ao longo da sua vida, Rui Nabeiro foi premiado, por diversas vezes, pelo seu trabalho empresarial, social e filantrópico. Entre outros, a Universidade de Évora concedeu-lhe o Grau de Doutor Honoris Causa; o Rei de Espanha Juan Carlos atribuiu-lhe uma das maiores distinções do país vizinho, a Comenda da Ordem de Isabel a Católica; foi-lhe também atribuída a Gran Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Mais recentemente, a Câmara Municipal de Coimbra concedeu-lhe Medalha da Cidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Lisboa agraciou-o com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa e Vila Nova de Gaia atribuiu-lhe a Chave da Cidade.