Quem dirige miúdos também dirige maiores, diz o maestro Vasco Pereira

Vasco Pereira (na foto), de 65 anos, nascido em Lisboa mas criado em Campo Maior, desde cedo reconheceu o gosto especial que tinha pela música e a ambição em ser compositor.

Começou os estudos na Covilhã e aos 21 anos ingressou no Conservatório de Música de Badajoz onde teve ainda algumas experiências com instrumentos, sendo que nunca se imaginou a tocar para uma plateia. “O facto de ter que ajudar os meus filhos a treinar os instrumentos que tocavam, fez com que percebesse que gostava e sabia ensinar e dirigir. Quem dirige miúdos também dirige os maiores”.

Vasco Pereira compôs já diversas obras sendo que as mais recentes “All’Alba” e “Chegando, veio março” levaram o nome do músico mais longe. A primeira foi apresentada na Alemanha e a segunda em Madrid. “O meu objetivo não é ser famoso, mas sim que o meu trabalho seja conhecido internacionalmente e fique para o futuro”.

O Maestro Vasco Pereira assume, em entrevista na Rádio ELVAS, assume que só admirou “três homens na vida. Um foi o meu pai que me deu educação e me preparou para a vida, o outro foi o meu professor de história da música, o Dom Carmel Solis e o terceiro foi o meu primo e Comendador Rui Nabeiro, uma vez que vi coisas nele que não via noutras pessoas como a visão que tem de futuro e o facto de pensar bastante nas outras pessoas”.