Mangualde -“O Elvas” foi há 36 anos

Há 36 anos, em 4 de maio de 1986, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos viveu uma das jornadas mais brilhantes da sua história de quase 75 anos.

Mangualde, 1 – “O Elvas”, 2 foi o resultado de uma partida da última jornada da Zona Centro da II Divisão do futebol português. Este triunfo, conjugado com a perda de dois pontos do Recreio de Águeda, decretada pelos órgãos disciplinares da federação Portuguesa de Futebol nas semanas seguintes, permitiu aos alentejanos disputar a I Divisão.

A tarde em Mangualde teve uma história inesquecível, vivida ao vivo no campo de futebol por cerca de um milhar de elvenses, 950 deles viajando para a Beira Alta no Comboio Azul-e-Ouro.

“O Elvas” adiantou-se no marcador, com um golo de Nelito, no primeiro quarto de hora. Ainda na primeira parte, houve dois momentos de alta tensão: duas grandes penalidades contra o conjunto treinado por Carlos Cardoso, com ambos os pontapés defendidos pelo guarda-redes Domingos. Na segunda parte, a um quarto de hora do fim do jogo, outro lance decisivo: grande penalidade a favor de “O Elvas”, que o defesa central Zé António transformou, para fixar o resultado final.

Nas duas temporadas seguintes, entre 1986 e 1988, os azuis-e-ouro disputaram a I Divisão: na primeira temporada, não evitaram o último lugar, mas mantiveram-se devido a um alargamento de 16 para 20 clubes; e, na segunda época, quando desceram seis equipas, acabaram em 15º lugar, com 33 pontos, o mesmos do Vitória de Guimarães, que ficou um lugar acima.