Alunos de Santa Luzia recriam trabalhos da artesã Joana Leal

O ateliê da artesã elvense Joana Leal recebeu esta manhã de quarta-feira, 4 de maio, alunos de 9º ano da Escola de Santa Luzia, no âmbito do Projeto Cultural de Escola e das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.

A professora Cláudia Santos, coordenadora do Projeto explica que esta era uma atividade programada, “tendo por base os conceitos principais do projeto, ou seja, a inclusão e o usufruto dos direitos humanos que devemos pôr em prática, por isso quisemos incluir as artes e ofícios menores”.

Desta forma, no início do ano, “os alunos escolheram um monumento da cidade para coserem em postais, através dos efeitos expressivos da linha”. Neste momento, e depois de uma visita, onde houve oportunidade para algumas questões, os alunos puderam, “com recurso à aguarela, desenhar e reproduzir alguns dos trabalhos da artesã, prestando homenagem a Joana Leal e para, no final, formarem uma manta de retalhos desenhada”.

Cláudia Santos revela ainda que gostariam, e no âmbito deste projeto de ter a Joana Leal como “patrona da escola”, de forma a promover e não esquecer o seu trabalho.

Quanto à manta de retalhos é objetivo colocá-la no recinto da escola, uma vez que “é muito visitada pelos pais e pessoas da comunidade, chamando a atenção para a artesã, tentando ser uma ponte entre o que faz realmente na vida e a escola”.

Os alunos e depois dos trabalhos realizados, em aguarela, no atelier de Joana Leal, visitaram o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde para esta manta, “puderam ter alguma sugestão de como completar a manta que poderá não ser bidimensional e podem inspirar-se em algumas obras, para a tornara mais contemporânea”.

Já a artesã Joana Leal demonstrou-se “muito feliz” por receber estes alunos, e pelo “interesse” que demonstraram, não só pela sua criação, mas também pelos antepassados.

 Alunos de 9º ano, da Escola de Santa Luzia, que no âmbito do Projeto Cultural de Escola, inserido no Plano Nacional das Artes, estiveram esta manhã em contacto com diversas formas artísticas de expressão.