Alunos de Santa Luzia no ateliê de Joana Leal e MACE

Os alunos das turmas A e B de 9º ano, da Escola Básica de Santa Luzia, no âmbito do Projeto Cultural de Escola e das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e com o apoio da Biblioteca Escolar vão ter oportunidade de fazer uma visita à cidade.

O objetivo desta visita é dar a conhecer e permitir a experiência de estar em contacto com diversas formas artísticas de expressão, visitando o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (arte) e uma importante artesã da sua cidade (artesanato e património), Joana Leal.

A visita decorre amanhã, quarta-feira, dia 4 de maio, onde às 9.30 horas irão visitar o ateliê da artesã Joana Leal, onde terão a oportunidade de conhecer a artesã e de desenhar, através de aguarela, pormenores dos seus bordados, fazendo um levantamento da iconografia usada.

Esta atividade será desenvolvida no exterior, na Rua de Alcamim, no espaço adjacente à loja e ateliê, onde serão colocados alguns cavaletes e “improvisado” um estendal; os alunos depois de uma conversa com a artesã terão a oportunidade de conhecer os seus trabalhos e artefactos e registar pormenores e iconografia, através da técnica de aguarela de modo a realizar posteriormente uma “manta de retalhos”, como forma de fazer uma homenagem à mesma.

Já pelas 11.15 horas os alunos visitam o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde os alunos têm oportunidade de conhecer as diversas obras e realizar atividades lúdico-artísticas propostas pelo museu.