UGT: “É necessário aumentar os salários médios”, diz Marco Oliveira

Em Dia do Trabalhador, a União Geral de Trabalhadores (UGR) considera que este dia “tem uma importância enorme, uma vez que assinala o dia de todos os trabalhadores. Sendo uma confederação sindical, tentamos sempre dar um destaque especial a este dia e o povo em geral sabe que a UGT tem vindo a lutar pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das suas famílias. Têm-se dado bons passos, não os que queríamos, mas o facto da UGT estar na concertação social permite-nos acompanhar, de forma equilibrada, todos os avanços que surgem”, referiu-nos Marco Oliveira, presidente (na foto) da União Geral de Trabalhadores (UGT) de Portalegre.

Para Marco Oliveira, é necessário “ter atenção aos salários médios em Portugal. O aumento constante do salário mínimo faz com que, qualquer dia, a média salarial em Portugal seja o salário mínimo. Portanto, se há alguma coisa que tem que ser feita, de forma urgente, é o aumento do salário médio”.

O Dia do Trabalhador surgiu 1886, nos EUA, quando, a 1 de Maio, mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.