Campo Maior celebra Dia da Dança e busca novos talentos

A Câmara Municipal de Campo Maior tem levado, ao longo de toda a semana, a dança às escolas do concelho, numa iniciativa que, acima de tudo, tem em vista a celebração do Dia Mundial da Dança, que se assinala hoje, 29 de abril.

Numa das sessões, conduzida pela professora de ballet nos Projetos de Formação do Município, Maria José Cid, as crianças do pré-escolar do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro tiveram um primeiro contacto com esta forma de expressão artística.

A dança, garante a professora, que já leva 30 anos no ensino, 18 deles dedicados ao ballet em Campo Maior, serve, acima de tudo, para que as pessoas possam expressar aquilo que têm dentro de si. Às crianças, Maria José Cid procurou ensinar os primeiros passos do ballet, que serve de base a qualquer outro tipo de dança, como a contemporânea. Confessa que, depois destas atividades, gostaria que mais crianças e jovens se juntassem às aulas que, no Centro Cultural, todas as semanas, leciona, garantindo que, mais que a dança, estas sessões servem com uma espécie de refúgio, onde as “coisas más” não cabem.

Dos Projetos de Formação, garante a professora, já saíram muitos bailarinos, de quem tem muito orgulho e com quem mantém contacto. Quanto aos benefícios desta forma de expressão artística, “mais que físicos são psicológicos”.

Teresa Roseiro, uma das educadoras do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, garante que sessões como esta são sempre muito importantes para as crianças, até porque, para elas, representa um momento “novo e mágico”, fora do contexto habitual de sala de aula. “A dança, pela representação das figuras e de todo o movimento que é inerente, é compreendida sempre pelas crianças”, diz ainda.

Com a iniciativa, que teve início na terça-feira, o Município de Campo Maior procurou atrair as crianças e os jovens para os Projetos de Formação, sendo que, recorda a vereadora São Silveirinha, a dança acaba por abarcar outras artes, como a música e a expressão dramática. “Acaba por ser um misto de uma série de dinâmicas e de artes. É para eles perceberem que a dança também é lúdica, que também é brincar ao faz de conta”, assegura. Para além disso, com estas atividades, a autarquia quis “retirar dos espaços convencionais a arte e levá-la, neste caso, às escolas”, remata.