Dia da Prevenção e Segurança no Trabalho a 28 de abril

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho celebra-se, anualmente, a 28 de abril. O objetivo deste dia é chamar a atenção das empresas e dos trabalhadores para a importância de tomar medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho.

Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores. Neste dia, realizam-se atividades pelo país como seminários para promover a segurança e a saúde no trabalho.

A prevenção de riscos profissionais é uma preocupação a consolidar pelas empresas que exige também o esforço dos trabalhadores, dos cidadãos em geral, dos inspetores e das instituições de autoridade.

Este dia é comemorado em Portugal e no mundo também como uma homenagem a todas as vítimas dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Desde 1996 que se celebra esta data mundialmente. Em Portugal, o dia 28 de abril foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, sendo a Autoridade para as Condições do Trabalho a responsável pelo cumprimento desta resolução.