Voto de Congratulação pela classificação das Festas do Povo pela UNESCO entra no Parlamento

Os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, deram ontem, 19 de abril, entrada, na Assembleia da República, de um Voto de Congratulação pela classificação das Festas do Povo de Campo Maior como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“Este é mais um momento que nos enche a todos de orgulho, enquanto campomaiorenses e alentejanos, mas também de um sentimento de responsabilidade enorme”, revela, nas suas redes sociais, Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, que teve oportunidade de, no Parlamento, oferecer um arranjo de Flores de Papel de Campo Maior à deputada Rosário Gambôa, vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista para a Cultura, “num momento simbólico e representativo da arte e engenho do povo campomaiorense”.

As Festas do Povo lembra ainda Luís Rosinha “são uma manifestação única de arte popular, do povo de Campo Maior, do Alentejo e da cultura nacional”.

Já Ricardo Pinheiro, também através das redes sociais, diz ter sido “bom receber o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e analisar a proposta de voto de Congratulação com o deputado Eduardo Alves e a vice-presidente do GPPS responsável pela Cultura Rosário Gambôa”. “Parabéns ao Município de Campo Maior e a todos os que fazem possível as Festas do Povo”, diz ainda.

Entretanto, em nota de imprensa envida à redação da Rádio ELVAS, a Federação de Portalegre do PS, revela que os proponentes revelam que “esta classificação da Unesco vem premiar esta manifestação única de arte popular, o povo de Campo Maior, o Alentejo e a cultura nacional e vem estimular a preservação e dinamização das Festas do Povo de Campo Maior” devendo a Assembleia Da República assinalar esta conquista “saudando o esforço e o contributo de todos os que tornaram possível esta classificação”.

O voto foi entregue pelos dois deputados subscritores, acompanhados simbolicamente do
presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, e da deputada Rosário
Gambôa.