Operador privado “Iryo” apoia a rota de Alta Velocidade Lisboa-Madrid

Iryo é o próximo operador privado em Espanha, que irá começar a sua atividade no próximo mês de novembro, aderiu à plataforma empresarial “Corredor Sudoeste Ibérico”, para mostrar o seu apoio à criação de uma rota de alta velocidade entre Madrid e Lisboa para passageiros e mercadorias.

Na sua rota, a plataforma empresarial solicita a entrada em funcionamento desta linha, em 2028, com todas as infraestruturas concluídas e, com características semelhantes às do resto da rede ibérica, informa Iyro.

“A criação desta rota é fundamental para que a estruturação do território europeu contribua para o bom funcionamento do mercado interno, o reforço da coesão económica e social e a redução das emissões de CO2 na ligação entre os dois países ibéricos”, afirmou.

A ligação Lisboa-Madrid, pela Extremadura, serviria para completar o maior projeto de ligação comercial global, ‘One Belt, One Road’, inicialmente promovido pela China, que pretende formar um conjunto de ligações ferroviárias e marítimas entre a China e a Europa. Apesar de Espanha já ter uma ligação ferroviária com o país asiático, através da linha internacional de mercadorias Madrid-Yiwu, a maior infraestrutura de transporte do mundo com 13.052 quilómetros, faltam 600 quilómetros para fechar esta ligação com os portos de Sines, Setúbal e Lisboa, para criar a linha que liga a Eurásia, de um extremo ao outro do Atlântico com o Pacífico.

Iryo explica que esta linha é “fundamental” para garantir o sucesso da candidatura ibérica ao Mundial de futebol de 2030, que se decide em 2024, e para o qual é necessário que haja, primeiro, um projeto claro de ligação de alta velocidade entre Madrid-Lisboa.

O presidente do Iryo, Carlos Bertomeu, em declarações ao El Periodico Extremadura, destaca que “o Corredor Sudoeste Ibérico é uma aspiração antiga e legítima que vai melhorar radicalmente a mobilidade entre dois países, tão intimamente ligados económica e culturalmente, como Portugal e Espanha”. A Iryo “quer contribuir para tornar realidade a linha de Alta Velocidade Madrid-Lisboa, ao passar pela Extremadura como peça fundamental para a estruturação definitiva da Península Ibérica e a sua integração na Europa.

Simone Gorini, CEO da Iryo, destaca que “a vontade da empresa é ser uma operadora global e vamos analisar as oportunidades que surgirem. Comprometemo-nos a promover a rede básica europeia e entender o continente como uma única área de atuação e, além disso, temos como referência, por exemplo, o recente lançamento de operações de alta velocidade dos nossos parceiros da Trenitalia entre as cidades de Milão e Paris”.

Antonio García Salas, coordenador e porta-voz do Sudoeste Ibérico em Rede, promotor do Corredor Sudoeste Ibérico em Espanha, disse à revista Traíl que é “incompreensível que não existam infraestruturas ferroviárias eficazes e eficientes entre Lisboa e Madrid, causando graves prejuízos às economias e projeção de ambos os países no mundo, por isso é urgente resolver esta deficiência para que operadores privados como a Iryo e outras empresas em geral possam começar a dar conteúdo e rentabilizar económica e socialmente estes investimentos promovidos a partir da União Europeia”.

A operadora Iryo iniciará suas operações no segundo semestre de 2022 e conectará Madrid, Barcelona, ​​​​Valência, Alicante, Cuenca, Sevilha, Málaga e Córdoba com a frota mais sustentável, rápida e silenciosa da Europa, fabricada pela Hitachi Rail e Grupo Alstom (anteriormente Bombardier Transportation) entre Espanha e Itália.