Autocarro com bens recolhidos parte de Elvas para a Ucrânia domingo

O movimento solidário Elvas – Ucrânia prepara-se para realizar uma nova missão, após um período de recolha de alimentos, bem essenciais e medicamentos que serão entregues na Feira de Exposições e Centro de Conferências em Varsóvia, onde está instalado o maior centro de apoio a refugiados da Europa.

Esta segunda missão vai decorrer em moldes ligeiramente diferentes da primeira, com o recurso ao aluguer de um autocarro e uma comitiva mais reduzida de colaboradores, sendo que os primeiros voluntários partem já “esta madrugada para uma primeira avaliação da situação em Varsóvia”, como nos referiu Luís Rodrigues (na foto), coordenador da missão.

No domingo, dia 17, “parte um autocarro do Santuário do Senhor Jesus da Piedade com os bens recolhidos e cerca de 20 refugiados que pretendem regressar. Esta situação é muito complicada e há pessoas que estão cá e recebem pedidos de ajuda de familiares e amigos e querem regressar para mais perto das suas casas”.

Luís Rodrigues refere que, “à distância, foram já sinalizados pelo menos 20 refugiados que pretendem vir para Portugal, o que não quer dizer que acabem por ficar em Elvas. Muitas destas pessoas vêm porque já têm amigos ou familiares em determinadas regiões e é aí que acabam por ficar. Mas até pode acontecer ficarem cá. Já cá temos três famílias que acabaram por ficar sem estarem sinalizadas. Os restantes elementos deste movimento ficam cá a prestar todo o auxilio que nós vamos precisar”.

Esta comitiva conta com apenas dois elementos que participaram na primeira viagem, nomeadamente Luís Rodrigues e João Mexia, e quatro novos voluntários: Valéria Bilokon (tradutora) e três enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano Sandra Carvalho, Luís Brazão e João Dias.