CPCJ de Elvas quer prevenir maus-tratos na infância para erradicar problema

Abril é o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e, em Elvas, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), organizou, em colaboração com outras entidades e organismos, um conjunto de atividades, para que, acima de tudo, se chame a atenção para esta problemática, que, durante a pandemia, com os confinamentos, sobretudo, acabou por ser potenciada.

A campanha deste ano, lançada a nível nacional e “simbolicamente representada por um lado azul”, recorda a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra (na foto), serve para que possa se falar sobre o assunto, sensibilizar a comunidade e para que, no futuro, os maus-tratos a crianças e jovens possam vir a ser erradicados.

Alcançar o momento em que a prevenção deste problema deixe de ser assinalado durante um mês, garante Raquel Guerra, é o grande objetivo da CPCJ. “Queremos chegar aí e é por isso que lançamos estas ações de prevenção”, adianta.

Mesmo sem ser alvo de violência direta, as crianças são agora reconhecidas, por lei, com o estatuto de vítima de violência doméstica. “Elas acabam por sofrer também de violência doméstica e, felizmente, hoje já existe este estatuto que as protege”, comenta a responsável.

No âmbito das atividades que estão a ser desenvolvidas, ao longo deste mês. Amanhã, terça-feira, dia 12, a partir das 14.30 horas, decorre na Biblioteca Municipal de Elvas, uma sessão de hora do conto, dedicado ao conto “Cuida Bem de Mim”. Até final do mês, há ainda, entre outros, a inauguração de uma exposição e uma caminhada, para além da formação de um laço azul humano, no Estádio Municipal de Atletismo.