Alterações climáticas em destaque na rubrica da DECO

As alterações climáticas são variações no clima que podem ser causadas de forma natural, ou por intervenção da ação humana, afetando desta forma, a atmosfera, comprometendo ecossistemas, saúde e o bem-estar dos seres vivos.

Deste modo, dada a preocupação que as alterações climáticas geram, nos dias de hoje, a Deco lançou uma ferramenta para descobrir se os municípios portugueses já estão preparados para estas mudanças.

Vânia Traguedo, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor revela que “na sequência da nova lei do clima em Portugal existe uma necessidade, por parte das autarquias em estabelecer ou em fixar determinado plano às alterações climáticas atendendo às necessidades de cada município”.

Neste sentido, a Deco lançou uma campanha após um estudo “em que verificou que cerca de 227 autarquias, em Portugal, não estão preparadas para as alterações climáticas”, explica a jurista. A campanha chama-se “O que o seu Município Pode Fazer por Si” possibilitando ao consumidor “avaliar o seu Município e a denunciar situações que considera não irem ao encontro da adaptabilidade às alterações climáticas”, explica Vânia Traguedo.

Em Portugal dos 308 municípios, a Deco “concluiu que 55 não têm qualquer plano de adaptação e entre as autarquias que têm algum plano, cerca de 172 aderiram a planos intermunicipais”, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas em Portugal.

Assim sendo, de forma a dar voz ao consumidor, a Deco pretende com esta campanha levar as preocupações dos munícipes às autarquias e, para isso, “contamos com a ajuda do consumidor que relate a situação”, de forma a criar medidas como “a criação de um fundo para proteger os consumidores e respetivos bens face a fenómenos climáticos extremos”, adianta a jurista.

É ainda importante referir que a Deco concluiu que 93% dos sites dos municípios não informam sobre as suas medidas, 83% dos sites não têm informação sobre as vulnerabilidades climáticas do município ou os impactos já ocorridos e as projeções climáticas que já afetam ou afetarão o concelho.

As alterações climáticas são o tema em destaque esta semana na Deco.