Turismo de experiência em destaque no Cineteatro de Montemor

O cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, recebeu hoje, no seu Salão Nobre, uma Mesa Redonda sobre turismo, onde o principal tema foi “A Importância das Parcerias entre os Diferentes Agentes no Território”.

António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo declara que, graças a esta iniciativa, foi possível “juntar o conhecimento técnico, experiências diferentes, de Montemor”, onde os temas falados giraram em torno de “soluções e problemas” que afetam o turismo, principalmente no concelho.

A questão temporal foi também discutida, refletindo-se como é possível “tornar o tempo mais eficiente”, reunindo esforços entre vários parceiros e setores, até porque, segundo António Pinto Xavier, “na lógica do turismo não podemos estar em ilhas temos que nos congregar e saber trabalhar em equipa, para mostrar o que Montemor tem de melhor e para conseguir, de uma forma saudável, com os outros destinos turísticos”, adianta.

Na ótica do concelho de Montemor-o-Novo, e visto que este é um local que conta com diverso património, o vereador considera que “o turismo é a maior e melhor ferramenta para mostrar-mos o património, mas também para o salvaguardar-mos”, conjugando estes dois fatores que permitem trazer mais turistas aos pontos históricos ou importantes do concelho.

Na iniciativa estiveram presentes diversas entidades ligadas ao turismo do concelho de Montemor, desde hotelaria, produção de vinhos, ou confeção de chocolates.

Em representação da Gandum Village, um alojamento local, que tem como principal premissa a sustentabilidade e ecologia, no turismo, João Almeida, salienta que “este foi um passo importante para os operadores turísticos e para o turismo de Montemor”, uma vez que foi possível, várias entidades darem-se a conhecer, permitindo-lhes trabalhar em conjunto, “para fazer Montemor um destino turístico atrativo, para portugueses e para estrangeiros”.

João Almeida reforça a ideia de que “não há outra via se não pensar na sustentabilidade”, principalmente no turismo uma vez que é “uma área que tem um impacto muito grande, no ambiente e na sociedade, seja do ponto de vista das emissões de carbono, dos transportes, até aos luxos, por vezes, demasiado exagerados”, explica.

A Melgão Cacau e Chocolates foi uma das convidadas para falar sobre “A Importância das Parcerias entre os Diferentes Agentes no Território”, representada por António Melgão. O chefe acredita que iniciativas destas também são benéficas para “dar a conhecer aquilo que fazemos, não só às empresas como ao público”, uma vez que os turistas também têm um papel muito importante, sendo os primeiros a divulgar os locais que visitam.

Para António Melgão é ainda importante realçar que “o turismo não é só hotelaria, o turismo é muito mais que “dormidas”, o turismo é uma região e Montemor tem muito mais a oferecer”, quer seja em restauração, serviços, ou património. Por este motivo, começa a ser notória a mudança de pensamento em relação a este setor económico, que deixa de ser “um turismo de praia, de lazer, para um turismo de experiências, em Montemor-o-Novo e em todo o Alentejo, tem muito para oferecer “.

Durante a manhã de hoje, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo discutiu-se sobre a importância de pensar no turismo de nova forma, principalmente criando ligações entre os vários setores e parceiros, do concelho de Montemor-o-Novo.