Espanha faz cair máscaras em espaços fechados no dia 20

O Conselho de Ministros de Espanha vai aprovar, no próximo dia 19, deste mês, uma nova normativa sobre o uso de máscara em espaços fechados, pelo que estas deixarão de ser obrigatórias, nestes espaços, exceto em Centros de Saúde e sociais, bem como nos transportes, um a medida que entrará em vigor logo no dia 20 de abril.

A ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, explicou que a máscara deixa assim de ser obrigatória em espaços fechados, exceto “aqueles espaços onde possa haver pessoas com vulnerabilidade: centros de saúde, hospitais, centros sociais de saúde, como lares e nos transportes”.

Nas demais situações, vai ser uma “recomendação de uso responsável, principalmente quando há aglomeração de pessoas e quando se trata de pessoas vulneráveis”. No ambiente escolar, “claro que” não haverá mais a necessidade do uso de máscara, embora os professores com fatores de vulnerabilidade sejam aconselhados a usá-la.

A ministra revela que essa flexibilidade é possível porque “felizmente”, Espanha tem um “nível de imunização muito alto” e uma situação epidemiológica “favorável”, razão pela qual tomaram essa decisão depois de aconselhados pelos especialistas.