Feira do Queijo em Rio de Moinhos dias 15 a 17

Foto: GROW UP Alentejo

A Feira do Queijo é uma organização da Câmara Municipal de Borba, que decorre em Rio de Moinhos, entre os dias 15 e 17 de abril, no fim de semana alargado da Páscoa, de sexta-feira a domingo.

Na sexta-feira, 15 de abril, o programa começa às 10 horas, desfile com a Oficina da Criança e arruada pelo Grupo dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho. Uma hora depois, abertura da Feira do Queijo, com as presenças da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e da Oficina da Criança.

Às 15 horas, decorre o colóquio “O leite e o queijo na saúde”, numa organização da Associação Borba Compassiva. Às 16.30 horas, espetáculos com Flash Dance e artistas de Rio de Moinhos (poetas populares e artistas). Às 18.30 horas, espetáculo os Garridos e convidados, no âmbito do projeto Cante Alentejo, da AssociArte e Comunidade Intermunicipal de Alentejo Central.

Às 21.30 horas, Procissão do Enterro do Senhor, pelas ruas de Rio de Moinhos, numa organização da Paróquia de Rio de Moinhos. Às 22.30 horas, espetáculo com Vítor Noruegas, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos. E, à meia-noite, começa a Noite Jovem, com o DJ S-Silva e Layer ’00, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.

No sábado, 16 de abril, o programa da Feira do Queijo começa às 10.30 horas, com animação de ruas em Rio de Moinhos, pela Harmonic Band de Borba. À mesma hora, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia.

Às 11 horas, recriação das Artes do Fabrico do Queijo. Às 15.30 horas, há espetáculo de folclore, com as atuações do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada (Borba) e do Rancho Folclórico de Fortios (Portalegre).

Às 21.30 horas, o espetáculo é com Jorge Guerreiro. E, às 23.30 horas, começa a Noite Jovem, com as presenças de Polson e Klai, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.

Por fim, no Domingo de Páscoa, 17 de abril, a programação principia às 8.30 horas, há Cycling para Todos, um passeio de cicloturismo que necessita de inscrição prévia. Às 10.30 horas, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. À mesma hora, há animação de rua em Rio de Moinhos. E, às 15.30 horas, há espetáculo de música popular, com os Moda em Moda.