Incentivo de 10 milhões na compra de veículos elétricos já em vigor

Já está em vigor, desde a passada quarta-feira, 23 de março, o regulamento de atribuição de 10 milhões de euros de incentivo à compra de veículos elétricos, de emissões nulas, que inclui a instalação de postos de carregamento privativos em condomínios.

O despacho dá continuidade ao apoio iniciado em 2017 para fomentar a mobilidade elétrica e, desde 2019, também a mobilidade ciclável e aumenta o apoio individual para a aquisição de veículos elétricos de três para quatro mil euros.

É previsto o apoio à aquisição de veículos nas tipologias de ligeiros de passageiros 100% elétricos; ligeiros de mercadorias 100% elétricos; bicicletas de carga elétricas; bicicletas citadinas elétricas; bicicletas citadinas regularem; motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal que sejam 100% elétricos, e ainda carregadores de veículos elétricos em condomínios.

Os pedidos devem ser submetidos até ao dia 30 de novembro deste ano, sendo elegíveis as faturas e recibos com data entre 1 de janeiro e 30 de novembro de 2022.

Pode consultar todos apoios específicos para cada tipologia aqui.