Parque Natural de São Mamede essencial para turismo da região

Foto: agronegocios.eu

O Município de Arronches é um dos quatro municípios que integra a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.

João Crespo, presidente da câmara de Arronches, refere que “estes municípios estão em fase de criação de uma associação que permita dinamizar ainda mais o turismo nesta área protegida. O turismo para nós é fundamental e, nesse sentido, queremos criar a Associação dos Municípios do Parque Natural da Serra de São Mamede, uma vez que esta é a primeira área do país a ter uma Comissão de Cogestão. O trabalho de dar a conhecer o nosso parque natural acaba por ser uma mais valia para o potencial turístico deste território”.

O trabalho da Comissão de Cogestão do Parque incide, sobretudo, “na divulgação desta área protegida e na criação de portas de entrada do parque, em cada município, não só para os percursos pedestres mas para dar a conhecer este parque”.

João Crespo refere que “o facto do parque natural da Serra de São Mamede ser gerido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas gera alguns constrangimentos, sobretudo na construção de empreendimentos turísticos. Eu percebo que estamos numa área protegida, mas às vezes, por um metro quadrado, os projetos são chumbados”. Para o autarca “há aqui muito trabalho e muitas portas para nós abrirmos para que o desenvolvimento do território siga em frente”.

A presidência da Comissão, no atual mandato, recaiu no presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita.