Instituto Cultural de Évora organiza coletânea de postais poéticos do Alentejo

O Instituto Cultural de Évora e o Grupo Literário Wise Winds-Ventos Sábios encontram-se a organizar a primeira coletânea de postais poéticos do Alentejo e da Grande Área de Lisboa, intitulada “Primavera Poética – Coletânea de Postais Poéticos”.

Neste âmbito, ambas as entidades lançam o desafio poético “Quando chega a Primavera…”, em que todos os poetas de qualquer canto do Mundo são desafiados a escrever até no máximo duas estrofes (dez versos por estrofe), que sejam a continuação da expressão “Quando chega a Primavera…”.

Para quem quiser participar neste marco histórico literário em Portugal, deve inscrever-se através de um questionário online, onde pode submeter o seu poema e ainda escolher um dos dez postais poéticos, que acompanha o seu poema na obra: shorturl.at/twBKR . O prazo final para a submissão dos trabalhos é 31 de maio.

Aos autores não será exigido nenhuma comparticipação e a coletânea vai ser publicada oficialmente em formato e-book na Editora Recanto das Letras. É também a primeira vez em Portugal que uma coletânea poética é organizada com recurso a google forms para os autores submeterem os seus trabalhos; esta opção foi escolhida para que fosse possível os petas participantes escolherem qual o postal que pretendem.

A equipa responsável por este projeto é constituída por Pedro Dos Santos, Cláudia Quintas, António Pinheiro, Ruth Collaço e João Alves, juntamente com a colaboração da autora Rute Alves e da Associação Libermente e respetiva equipa. Esta iniciativa foi inspirada nas coletâneas de postais poéticos organizadas, no norte de Portugal, pelo Grupo Literário Solar de Poetas, coordenado por José Sepúlveda e Rosa Maria Santos.

Esta atividade é promovida pelo Instituto de Ciências Educativas e pela Wise-Winds, em parceria com a Libermente e é apoiada pela Câmara Municipal de Évora, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Corpo Europeu da Solidariedade.