Bouledogue Francês em destaque no seminário em Elvas

O seminário relacionado com várias temáticas sobre a raça canina de Bouledogue Francês decorreu esta tarde de sábado, 26 de março, no Auditório São Mateus, em Elvas.

A iniciativa é do Clube Português do Bouledogue Francês e tem como objetivo, como refere a presidente do clube, Maria João Miranda, debater temas como “nutrição, doenças mais frequentes e rastreios importantes, nesta raça, muito na moda”. Maria João Miranda acrescenta que é fácil comprar um bouledogue, que por vezes adoece, quando por vezes poderíamos evitar, e para isso serve este seminário, evitar problemas de saúde, nesta raça”.

Uma das oradoras neste seminário é Inês Freitas, médica veterinária, que vem expor algumas doenças da raça e também algumas formas de prevenção, sendo a doença principal relacionada com “a parte respiratória, está relacionada com a formação da cabeça do cão, ter as narinas muito fechadas, e também as patas muito curtas, que predispõe a problemas na linha lombar e torácica, bem como patologias cardíaca congénita, ou seja, alterações no coração, que devem ser rastreadas, ou ter cuidado, quando se compra um cão desta raça,” releva.

Inês Freitas adianta ainda que a prevenção tem de vir da parte do criador, porque tem de haver uma seleção de reprodutores e cães o mais saudável possível”, quanto aos donos, por exemplo, “o facto de o cão ressonar é algo deve ser corrigido, através de cirurgia que vai melhor esta condição, para que o animal possa ter uma melhor qualidade de vida”.

Outra das oradoras é Maria João que, neste seminário, abordou a questão da nutrição que, tal como explica, “é muito importante para todos os cães, mas para este em particular, porque é um cão com algumas particularidades em termos de pele e dermatites, pelo que ter uma alimentação equilibrada e de boa qualidade é fundamental”.

Amanhã tem lugar no Coliseu Comendador Rondão Almeida uma exposição canina monográfica, em que tal, como explica presidente do Clube Português do Bouledogue Francês, pretende “avaliar desde bebés, cachorros e classes abertas, campeões e veteranos, em que o juiz vai olhar para o cão, vê-o em cima de uma mesa e avalia a sua morfologia, que deve estar o mais parecido com o standard da raça e escolhe entre o melhor, em cada categoria”.

No total, amanhã, domingo, 27 de março, estão a concurso 51 cães, de várias partes do país e Espanha. A presidente do Clube Português do Bouledogue Francês revela que o standard da raça prevê que o animal tenha “entre oito e 14 quilos, quadrado e compacto, com cabeça quadrada” e “orelhas de morcego, ter cauda ligeira e ser robusto e alegre”.

Qualquer pessoa pode assistir a esta exposição canina monográfica relativa à raça Bouledogue Francês e pode levar o seu próprio animal desta raça; no entanto, “devem fazer-se acompanhar do boletim de vacinas do animal, ainda que não possam participar no concurso em si”, revela ainda Maria João Miranda.