Fórum Cyclin’Portugal em Castelo de Vide nos dias 25 e 26

No âmbito de uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, apoiada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e do Ribatejo, Castelo de Vide acolhe o III Fórum Cyclin’Portugal, esta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26.

A escolha da região para a realização da iniciativa, que visa debater a sustentabilidade e o desenvolvimento das redes de percursos para a prática do turismo em bicicleta, foi motivada pelo trabalho que a ERT tem vindo a desenvolver na implementação do projeto Cycling Alentejo e Ribatejo.

O Fórum tem uma componente formativa para agentes das infraestruturas já homologadas ou em processo de homologação, mas está também aberto a todos os interessados nos temas propostos, mesmo não sendo candidatos a certificação. Das temáticas em análise, destaca-se a da sustentabilidade que conta com Benjamin Barret, um especialista da União Ciclista Internacional, como orador. São ainda debatidos assuntos como a ativação, manutenção e acompanhamento das infraestruturas Cyclin’Portugal, regulamentação, sinalética e novas tendências de utilização da tecnologia na rede.

Do programa, fazem ainda parte visitas às infraestruturas do Centro Cyclin’Portugal de Castelo de Vide e Marvão, que tem três portas de entrada, e a apresentação do anuário Cyclin’Portugal 2022.