Nova ministra da Defesa Nacional é de Alpalhão

A nova ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras, nasceu em Portalegre em 1965, mas foi em Alpalhão que cresceu. Maria Helena Carreiras é a primeira mulher a assumir este ministério.

Foi professora associada no Instituto Universitário de Lisboa nas áreas da Sociologia, Políticas Públicas, Segurança e Defesa e Metodologia da Pesquisa Social, e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Em 1999 foi investigadora visitante no Departamento de Estudos sobre as Mulheres na Universidade da Califórnia em Berkeley, e em 2013 foi Professora Visitante no departamento de Governo da Universidade de Georgetown em Washington DC.​

No ISCTE- IUL dirigiu o programa de doutoramento em Políticas Públicas e criou diversas unidades curriculares e programas de ensino relacionados com temas de segurança e defesa, nomeadamente as Pós-graduações em Comunicação e Gestão de Crises e Políticas Públicas de Segurança e Defesa (ISCTE-IUL/IDN).

Ao longo da sua carreira, desempenhou diversos cargos de direção. Entre 2010 e 2012, foi subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e, entre 2016 e 2019, dirigiu a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Foi ainda subdiretora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (2015) e do IPPS – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (2018/2019).

As suas áreas de interesse e investigação centrais são Forças Armadas e Sociedade, Políticas Públicas de Segurança e Defesa, Sociologia do Género e Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Desenvolveu extensa pesquisa sobre o relacionamento entre Forças Armadas e sociedade, tendo-se debruçado, em particular, sobre o tema da integração feminina nas instituições militares.

A ministra da Defesa é também autora ou organizadora de 13 livros, 44 capítulos de livro e 26 artigos em revistas especializadas.