Centro de Inteligência Competitiva abre este ano em Campo Maior

A obra do novo Centro de Inteligência Competitiva de Campo Maior, a ser instalado na antiga Escola da Cooperativa, aproxima-se da conclusão.

Segundo as previsões do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, tudo aponta para que, no fim de maio, a intervenção esteja terminada, para que no final do verão esteja já em pleno funcionamento.

“Houve alguns percalços naquilo que foi a obra, muito também fruto da questão do Covid, mas pensamos que nos próximos dois meses iremos, com certeza, ter a obra física concluída”, garante o autarca.

Neste momento, o município está a já “a contratar aquilo que será o recheio, a parte tecnológica, que ainda é densa, e o mobiliário”. Talvez no início do próximo ano letivo, diz ainda Luís Rosinha, já se possa ter o Centro de Inteligência Competitiva a trabalhar, “de uma forma educacional para potenciar as empresas”. Com esta infraestrutura, revela ainda, pode-se fornecer aos empresários “toda a informação de determinado produto que queiram vir a explorar”.

Este Centro de Inteligência Competitiva será um espaço de investigação em tecnologias direcionadas aos produtos endógenos da região Alentejo, fomentando a valorização do conhecimento, num processo que se consolida na transferência de conhecimento à inovação empresarial.

Resulta de uma parceria entre o Município de Campo Maior, o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre e de um investimento de quase 992 mil euros, dos quais 843 mil financiados por fundos da União Europeia.