Protocolos com 14 municípios do Alto Alentejo incentivam turismo

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, esteve em Castelo de Vide nesta terça-feira, dia 22, na assinatura dos protocolos “Formação+Próxima”, com 14 municípios do Alto Alentejo, entre eles Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha. O ato decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho castelovidense, com a presença também da diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo.

Este programa visa capacitar os empresários, gestores e operacionais ligados ao setor do turismo, seja à restauração e afins, hotelaria, animação turística, etc., através da criação de planos de formação em contexto de trabalho e de proximidade. Esta iniciativa é do Turismo de Portugal e tem como objetivo, em parceria com os municípios, capacitar e formar para que o país seja o destino turístico mais competitivo e sustentável do mundo.

Inserido no plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, contempla um conjunto de ações que visam estimular a economia e a atividade turística, permitindo superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027 (ET27), promovendo o turismo ao longo de todo o ano, em todo o território, e mantendo as pessoas – profissionais, turistas e residentes – no centro da estratégia e da ação.

O programa pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.