Adarve na muralha de Borba inaugurado este sábado

O espaço expositivo e de passeio, na Muralha de Borba, têm inauguração marcada para o próximo sábado, dia 26 de março.

A cerimónia tem início às 17 horas, com uma sessão de boas vindas no Cineteatro de Borba, à qual se segue uma visita guiada à Exposição – “Borba: Da idade média aos nossos dias” e passeio pela Muralha de Borba, entre a Porta de Estremoz e a Porta da Torre do Relógio.

A cerimónia conta ainda com cante Alentejano na muralha, com a atuação dos “Garridos – Grupo de Cante Alentejano de Rio de Moinhos” e a iluminação cénica da muralha de Borba.

Com este projeto, o Município de Borba pretende devolver aos munícipes e visitantes o percurso pedonal do adarve da muralha do Castelo de Borba. O arquiteto João Charrua assinou o projeto de intervenção na muralha de Borba que se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público e no Centro Histórico de Borba. A ação de reabilitação e recuperação foi realizada no âmbito do PARU – Plano de Ação de Reabilitação Urbana de Borba.

“Borba: Da idade média aos nossos dias” assim se chama a Exposição Permanente que pode visitar no Adarve de Borba. Através desta, o visitante fica a conhecer como cresceu a cidade de Borba desde a construção do Castelo e foral de D. Dinis. O burgo medieval cresceu até à cidade dos nossos dias com a evolução da população, a privilegiada posição de Borba numa das principais rotas medievais peninsulares, a dinamização do comércio ou a expansão da cultura vinhateira. A exposição é comissariada por Francisco Faria Paulino, da Fundação Batalha de Aljubarrota.